terça-feira, 10 de maio de 2011

Sobre o perfil, as postagens, e as atualizações

Já parou para pensar que tudo o que fizemos, corremos para divulgar? Depois da balada, a foto vai para o Orkut, Facebook. Qualquer situação por mais simples que seja, é necessário a postagem no twitter. Ou alguma dúvida, curiosidade, o formspring responde.

Na aula de Gestão de Contas Publicitárias, a professora Cristina abordou o tema com precisão: “Vivemos uma época onde é preciso saber o que os outros fazem”. Isso significa que somos uma geração fofoqueira? A atualização de relacionamento no Orkut já foi tema para você no messenger? Já comentou com alguém a foto de um perfil? Sim, todos já fizemos isso, o que prova que somos uma geração fofoqueira, afinal, somos reféns das novas tecnologias.

As Redes Socias facilitam a comunicação entre as pessoas, o que nem sempre é bom. Hoje qualquer post no twitter é motivo de notícia, ciúmes, briga, etc. Posição sobre determinado assunto pode virar debate, educação com determinada pessoa vira ciúmes, comentário sobre futebol vira provocação. Quem já passou por uma dessas situações, sabe o que estou falando. Simplesmente é um saco quem não entende que não há nada de mais em falar, se posicionar, ou ser educado em qualquer uma das ferramentas de relacionamento.

O mundo virtual é um “mundo real”. Você tem amigos no Orkut, que só conhece de “oi”. Tem seguidores no twitter que só conhece de vista, amigos no Facebook que viram você uma única vez e por ai vai. Eu me pergunto? Qual a diferença de uma relação real da virtual em questão de educação? NENHUMA! Isso mesmo, NENHUMA!

Cansei de ouvir reclamações ou, comentários tipo:

“Meu namorado ficou brabo com o “oi” que um colega me deixou no Orkut”. CARALHO! Colega? Ficou brabo por um “oi” do colega, no Orkut? INTERNAÇÃO!

“Bha, até vou excluir o twitter. Uma amiga comentou um assunto comigo, e minha namorada não gosta dela”. PUTA QUE PARIU! Não se pode mais responder no twitter agora? POR FAVOR!

Rede Social é vida real. Qualquer perfil em qualquer site de relacionamento, tu vai encontrar pessoas do ambiente que frequenta., vai trocar informações com colegas, amigos, conhecidos, etc. É pra isso que que serve as novas tecnologias, para facilitar as relações, encurtar espaços, manifestar, comentar, falar, rir, etc.

Sinceramente, quem não tem essa compreensão não pode viver no mundo da tecnologia. E hoje, felizmente, ou infelizmente é o mundo que vivemos.

7 comentários:

Pâmela disse...

problema é quando a pessoa passa a dar mais atenção para as pessoas que tem relacionamento virtual e deixa de lado as que são reais....existe uma linha muito tenue entre oq eh ciume e oq eh orgulho ferido pq sinceramente certas postagens e comentários poderiam ser evitados... cada um que cuide e saiba de sua vida, e querendo ou não se tu te relaciona com alguém tão ligado em postar tdo acaba se expondo tb.... concorda???

Paulo Issler disse...

Saudade do tempo em que tudo era mais privado. Quando pra marcar futebol, a gente fazia um telefonema. E era sempre pro número residencial: fulano está em casa? Hoje a gente sabe da vida de todo mundo, e isso fez muita coisa perder a graça, o sentido.

Lucas Machado disse...

Pâmela,

Sobre mim não posso concordar, uma vez que, minhas páginas em Redes Socias são mais informativas, do que de relação. Meu twitter é a prova disso (http://twitter.com/_lucasmachado), tu não vai achar longos bate papos com determinadas pessoas, até porque não acho que Redes Socias sejam para longos papos. Isso prova que, não existe troca de campo, do real para o virtual. Sobre se expor, não conheço essa realidade. Mantenho uma relação cordial com qualquer pessoa que se direciona a mim. Isso não tem como eu mudar, educação a cima de tudo.

-----

Paulo,

Pequei um pouco desse tempo em Caçapava. Tempo bom que não volta nunca mais :/

Clarisse Juchem disse...

Acho que falar "acho ridiculo quem tem ciume de internet " é facil. Mas tentar contornar isso na vida real é o foda! Porque sempre q alguma namorado ou a namorada nao curte algo o outro vai lá e exclui o post, a pessoa, bloqueia e o diabo a quatro.
E depois ainda se acha no direito de dizer que ter ciume é ridiculo, mas se foi ele(a) que deu a liberdade pra que isso ocorrese, pq se na primeira reclamação, falasse "PARA MEU E SO AMIGO" com certeza esse ciume bobo n iria longe, Mas o q se faz: vai la e exclui. AI NEM TEM DO QUE RECLAMA NE.

Leo disse...

Eu acho que excluir e bloquear uma pessoa do só por suspeitas online.. é Uma forma de dizer que alguma coisa essa pessoa significa e algum perigo tem mesmo ela estando na dela.

Fabi disse...

Se a pessoa expõe a própria vida nas redes sociais isso é problema dela, agora no momento que envolve tbm a vida de outras pessoas isso já não é certo. Rede social que informa coisas de interesse geral é uma coisa bem diferente de informar os problemas que tu tem com alguma pessoa (já que isso não é problema dos outros). Falar na questão de ciúmes é fácil, pra quem é respeitado, agora no momento que ela se sentir atingida a opinião já muda.
E educação SEMPRE! Mas não só pela internet e com as pessoas que tu te relaciona ali, e sim com todos, começando dentro de casa com as pessoas que tu vive,educação não é só tu responder cordialmente a alguem e sim saber respeitar; e o respeito acaba, por exemplo, no momento que tu tem relação com uma pessoa e responde "trovinhas" em redes sociais onde naquele teu espaço todos sabem que tu tem alguem, fazendo assim esse alguem passar por idiota.
Se rede social é um meio informativo, te aviso meu bem, tem muita gente no teu twitter por exemplo, que não está sabendo usar, assim como se nota no formspring.

Dani Morel disse...

A internet é uma ferramenta fantástica, desde que usada com sabedoria. As redes de relacionamento, na maioria das vezes, serve para aproximar as pessoas que estão longe, mas também contribuem para afastar as que estão perto. Agora vai da maturidade de cada ser humano saber diferenciar o real do virtual, em relação aos sentimentos...pois no que diz respeito a educação, no real ou no virtual as pessoas devem ser pelo menos educadas.
Adorei o post e o visual do blog.
Grande abraço Menino!