terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Internacional 1979: único campeão invicto


Em 38 edições do Campeonato Brasileiro, 16 clubes tiveram o privilégio de levantar a taça de campeão. Mas apenas um pode se vangloriar de ter conquistado um título sem uma derrota sequer. Há 29 anos, no dia 23 de dezembro de 1979, com a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco no Beira-Rio, o Internacional fechou uma campanha perfeita no Brasileirão daquele ano, ganhando o torneio de forma invicta. Em 23 partidas, o Colorado venceu 16 e empatou sete. Derrotas: zero.

O time treinado por Ênio Andrade reunia habilidade e força. Experiência e juventude. Na ponta direita, estava Valdomiro, perto de completar 34 anos, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 74. Na zaga, despontava o jovem Mauro Galvão, 18 anos completados quatro dias antes da decisão. E sobrava técnica nos pés de Falcão, Batista, Mário Sérgio e Jair, que três anos depois lideraria o Peñarol (Uruguai) ao título da Taça Libertadores de 82.

Futpédia: os números do Campeonato Brasileiro de 1979
Após passar com sobras por duas etapas do Brasileiro, o Inter reencontrou o Cruzeiro no grupo das quartas-de-final, revivendo a decisão do Nacional de 75. O regulamento previa turno único, e o time gaúcho teve que enfrentar o adversário no Mineirão. Mas mostrou sua força, vencendo fora de casa por 3 a 2, gols de Valdomiro, Falcão e Zezinho Figueroa (contra). Alexandre e Joãozinho marcaram para o time mineiro. Vitórias sobre Goiás (1 a 0) e Atlético-MG (por W.O.) garantiram a classificação para as semifinais.

O adversário então foi o Palmeiras. O time treinado por Telê Santana e comandado em campo por Jorge Mendonça chegou credenciado pela goleada de 4 a 1 sobre o Flamengo no Maracanã na fase anterior. Mas o Inter não se intimidou no Morumbi e venceu o jogo de ida por 3 a 2 - dois gols de Falcão e um de Jair. Jorge Mendonça e Baroninho descontaram para o Alviverde. No Beira-Rio, o Colorado aproveitou a vantagem do empate - 1 a 1 (Jair e Mococa).

O último obstáculo era o Vasco de Roberto Dinamite e Leão. Em 20 de dezembro, o Inter novamente iniciou a disputa fora de casa. E repetiu a boa atuação do Morumbi. Dois gols do ponta-direita reserva Chico Spina deixaram o time gaúcho com a mão na taça (2 a 0). Que foi assegurada em uma tarde ensolarada de início de verão no Beira-Rio. Jair e Falcão marcaram um gol em cada tempo, garantindo a festa da torcida. O tento de Wilsinho aos 39 do segundo tempo não diminuiu a empolgação nas arquibancadas. E não a final não terminou em goleada porque Leão fez várias defesas difíceis. Final: Inter 2 a 1 e o título brasileiro invicto, um feito até hoje inigualável no futebol brasileiro.

Inter 2 x 1 Vasco da Gama

Data: 23 dezembro de 1979

Local: Beira-Rio (Porto Alegre-RS)

Árbitro: José Favilli Neto

Gols: Jair, aos 40 minutos do 1° tempo; Falcão, aos 12 minutos do 2° tempo; e Wilsinho aos 39

Internacional: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade

Vasco: Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho, Paulo César; Zé Mario, Paulo Roberto (Xaxá), Paulinho (Zandonaide); Catinha, Roberto e Wilsinho. Técnico: Oto Glória.

4 comentários:

MÁRCIO BRUSSA disse...

ninguém jamais será invicto

Anônimo disse...

Inter o único campeão de tudo.

Anônimo disse...

Pena que tu não viu né colega!!!! Deve ser um trauma pra ti isso ahahahahah

Feliz Natal mesmo assim, colorado!!

PAULO VARGAS disse...

isto foi muito emocionante, eu lembro deste campeonato o primeiro campeonato que tivemos televisao em casa para assistir as poucas partidas que passavam direto. e justamente no dia da primeira partida contra o Palmeiras, faltou luz la no sitio do alto das catatumbas, eu sofri muito escutando num radinho de pilha, mas a recompensa veio depois com as duas vitorias sobre o vasco e o titulo- CAMPEAO INVICTO- isto é so pra nossa aldeia. hehehheeh.
parabens Lucas pela grandesa de detalhes da tua materia.