sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Domingo é o dia... De quem ainda tem!

Domingo é dia dos Pais, uma data que recomendo a todos que tem pai. Nesse domingo procure estar ao lado dele durante o dia todo, garanto que não vai se arrepender. Não conheci meu pai (de sangue), mas tive um pai (de criação).

José da Silva Machado (na verdade meu avô), mais conhecido como “Seu Zezéco”, me ensinou coisas que até hoje executo no dia a dia. Desde apertar o creme dental no começo, até os mais simples gestos de solidariedade.

Convivi com meu pai (Zezéco), até os 13 anos de idade. Aprendi muito com ele. A torcer pelo Inter, a ser honesto, a ter carinho pela família, a ser trabalhador. São várias coisas que fazem eu lembrar ele todos os dias.

Lembro-me como se fosse hoje eu, e ele jogando bola no “Forte” em Caçapava, indo para o ginásio ver jogos de futsal, ouvindo os jogos do Inter, tudo com muita amizade e amor.

Quando meu pai adoeceu viemos para Santa Maria. Isso foi em 1999 o ano mais triste da minha vida. Ele estava com Câncer e tinha que se tratar no hospital Universitário. Moramos na casa do me tio, qual hoje considero um “segundo pai”.

Passamos muitas dificuldades, mas tivemos força para enfrentar todos os obstáculos. Lembro-me de mim, meu primo Giulliano e minha irmã Bruna, rezando em frente a santinhos com velas acessas para ele se curar. A imagem desse momento nunca saíra da minha cabeça.

Fui passar um final de semana para Caçapava. Estava eu e minha vó na parada de ônibus quando tive um pressentimento ruim. Comentei com minha vó, ela disse que não iria acontecer nada... nesse mesmo final de semana, ele morreu.

O pior dia da minha vida, sem duvida nenhuma.

Hoje sei por que ele chorava em datas comemorativas. Não entendia aquilo, todo mundo alegre e em alguns momentos via meu pai triste, olhando para o céu, rezando. O que acontecia com ele, hoje acontece comigo.

Por isso repito: Passem o dia dos pais com seu pai. Aproveite o tempo que tem com eles. São horas que não voltaram mais. São momentos que você vai ter sempre na mente.

4 comentários:

Dani Morel disse...

Lindo e emocionante o texto.Arrazou.Grande abraço.

Unknown disse...

Não sabia dessa história não.Mas já t admirava antes e agora mais ainda , por tua força e coragem...
Parabéns guri!
continue assim...

Grande Beijo

Anônimo disse...

Bah cara, emocionante, força ai, valeu!

Natália disse...

Colegaa.

Estive aqui.
E ele tá ctg, te cuidando e olhando por ti sempre, pode ter certeza.!

Beijão.