quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Matéria no Kzuka comigo e Natália.

Rolou um matéria no site kzuka.com.br sobre o curso de radialismo que faço no Senac. Os entrevistados foram minha colega Natália e eu.
Abaixo a matéria de Fabio de Oliveira na integra publicada pelo Kzuka:

Especialistas em rádio
Curso técnico pode ser uma boa alternativa pra galera que pretende construir carreira no rádio

O sonho de cursar a graduação em Jornalismo ou outro curso da área da Comunicação é a realidade que encanta muitos jovens. Mas, para os apaixonados pelo rádio em Santa Maria, há um outro caminho para se especializar neste meio de comunicação que atinge milhões de brasileiros: o curso técnico de Rádio oferecido pelo Senac.

O Kzuka invadiu a sala de aula do pessoal para conversar com dois jovens que vivem este sonho: Lucas Machado e Natália Machado. Incentivados por amigos como Tetê (hoje na Rádio UPF) e Fabiano Oliveira (comunicador da Rádio Atlântida e estudante de Jornalismo da Unifra), Lucas e Natália estão próximos de concluir o curso que promete ser o início de uma longa trajetória no rádio.

- Eu sou uma apaixonada pela comunicação em geral. Todas as áreas me encantam, mas a comunicação oral, ‘falada’, é a que mais desperta a minha curiosidade e interesse. O rádio, a música sempre fizeram parte da minha vida, mas nunca imaginei estar ‘do lado de lá’. Porém, bastaram algumas tardes falando sobre festas, ‘no ar’, com os guris da Atlântida Santa Cruz do Sul, e mais tarde o convívio com o Fabiano Oliveira, um apaixonado pela profissão, para me influenciar decisivamente na escolha – conta Natália.

- Ouço a Atlântida faz tempo. O jeito que o comunicador da rádio interage com o público me chamou atenção. O rádio é fantástico. Desde pequeno ouço rádio, do futebol na AM à musica na FM – explica Lucas.

Em 303 horas de curso, o aluno do Senac recebe o registro do Sindicato dos Radialistas necessário para exercer a profissão. Na sala de aula, aprende na prática técnicas de locução e mantém contato com grandes profissionais da área.

Lucas já teve sua experiência no rádio. No extinto programa Diretoria Mix, da Atlântida, foi convidado pelo então coordenador de programação Tiago Trevisol, o Tetê, a falar sobre um jornal de bar que tinha. Depois, surgiram outras oportunidades.

Natália ainda pretende concluir o curso de Relações Públicas que começou na Unisc, de Santa Cruz do Sul, e que trancou no 4º semestre. Hoje, ela faz cursinho pré-vestibular e, além de futura radialista, pretende ser Bixo 2009 de Relações Públicas da UFSM. “No ar”, sua experiência no rádio inclui divulgações de festas, eventos e projetos nas cidades onde morou.

- Conversas rápidas, ‘participações’, que, por enquanto, trago no meu currículo.

Questionados sobre os objetivos e os sonhos na área da Comunicação e, mais especificamente, do Radialismo, eles são precisos e decididos:

- Primeiro é fazer o curso de Jornalismo, que é fundamental para quem quer trabalhar em rádio. Depois é trabalhar em uma rádio jovem e me firmar em uma grande emissora – afirma Lucas.

Natália também já traçou o caminho:

- O meu primeiro objetivo: concluir o curso (e os outros cursos que tenho buscado, paralelo a esse, para um bom preparo da voz). Segundo: passar no vestibular. Sonhos? Vários! Eu quero ser feliz, trabalhando com o que me deixa realizada. Um deles? Que tu ligues o rádio uma hora dessas e me escute. Tudo que vier depois disso... será conseqüência do que venho buscando.

FABIO DE OLIVEIRA
http://www.clicrbs.com.br/kzuka/jsp/home.jsp?secao=detalhe&localizador=Kzuka/kzuka/Santa%20Maria/Kzuka+vai+Fundo/32387§ion=Reportagens

Nenhum comentário: